Notícias

. .

Moda para todos

Antes de mais nada vale lembrar que a palavra “moda” é originada do latim “modus” e significa “modo”, “comportamento”. Todavia, o conceito de moda está mais relacionado ao mercado e a oferta. Por ser uma referência, obviamente muda ao decorrer das estações e é criada para agradar e atender o maior número de consumidores.

Estar na moda faz, muitas vezes, que algumas pessoas se tornem escravas das tendências e caiam na distorção do que é moda e estilo. A moda deveria estar de acordo com a personalidade e tipo físico de cada um. Isso porque, de forma geral, costuma ser versátil e, consequentemente, descartável. O que está fazendo sucesso agora tenderá sair de moda na próxima temporada.

Aí é que reside o problema. A moda não é para todos. Vestir-se na moda ou ter tendência a modismos pode estar em desacordo com o tipo físico ou personalidade. Quando a moda, por exemplo, “libera geral”, os erros nas escolhas na roupa aumentam muito e acabam não valorizando a apresentação da pessoa em determinado evento.

Outra dica: usar “trash” para parecer mais jovem não funciona; ao contrário, pode vir a prejudicar a aparência. Lembro que disputar roupas com filhas, por exemplo, não vai fazer a mulher parecer mais jovem. Isso não funciona.

Outro tópico que costumo ressaltar também é o uso de decotes profundos (seios quase à mostra) e  fendas exageradas. Isso não torna a mulher mais sexy; ao contrário, pode dar a ela um ar mais vulgar. Moda e estilo não significam a mesma coisa.

Portanto, podemos concluir que a moda é um reflexo do comportamento social. E quando dizemos que uma pessoa “está na moda”, nos referimos que ela veste roupas referentes às últimas tendências, mas as peças podem não combinar com a personalidade e tipo físico. 

É importante lembrar que nem toda peça é adequada a todos. O estilo está muito ligado ao seu poder de escolha e sua personalidade. Ele representa a sua imagem: é criado a partir da própria identidade e acaba refletindo na personalidade e estilo de vida.

Milka Wolf – estilista

www.milka.com.br

milka@milka.com.br